• Diamond Pharma

COMO MAXIMIZAR A HIPERTROFIA ?

Atualizado: 14 de abr. de 2021

Primeiro de tudo, tenham em mente que a hipertrofia muscular é um processo de adaptação, onde basicamente sua musculatura se adapta ficando mais forte para poder suportar o estímulo que você deu no treino com pesos, com essa adaptação você aumenta a área de secção transversa (espessura do músculo) e a força.


Existem 2 tipos de hipertrofia, a SARCOPLASMATICA e a MIOFIBRILAR.


A hipertrofia MIOFIBRILAR basicamente é o aumento da miofibrila que tem ação na contração muscular. Esse tipo de hipertrofia tem maior incidência quando o treinamento é feito com cargas maiores e repetições menores em torno de 4 a 6.


Já a hipertrofia SARCOPLASMATICA é o aumento da musculatura pela maior retenção de metabólitos como glicogênio, água etc... a hipertrofia sarcoplasmática tem maior incidência em treino com repetições maiores, em torno de 8 a 12.

(Vale ressaltar que ambos os tipos de hipertrofia ocorrem sempre, porém com mais ênfase em um dos tipos de acordo com a margem de repetições)



A maior parte de um músculo é composto de miofibrilas, portanto a hipertrofia MIOFIBRILAR deve ser seu foco para maximizar ao máximo o aumento da musculatura desejada, ou seja, exercícios onde você usa cargas maiores e fica na faixa de 6 a 8 repetições.


Mas não significa que devemos esquecer a hipertrofia SARCOPLASMATICA, ela também tem seu valor, então o ideal é sempre utilizar de estímulos diferentes no seu treino, o que na minha opinião se adequa mais é começar o treino por exercícios compostos e boa carga , pois é o momento onde você está começando o treino ainda, portanto tem energia para trabalhar com cargas maiores, (Lembrando tb que existem variações como pré exaustão no início do treino com exercícios geralmente isolados e repetições maiores) , e os estímulos com repetições mais altas se encaixam melhor no final do treino, onde você já não suporta a carga inicial, então pode abusar de repetições maiores( 10 a 15) para estimular a hipertrofia sarcoplasmática.


2.830 visualizações0 comentário