• Diamond Pharma

COMO MONTAR SUA DIETA

Atualizado: 15 de abr. de 2021

Bom, para começar você deve entender que tudo gira em torno de balanço energético de calorias. Se você consome mais calorias do que você gasta durante o dia, você ganha peso, e se você consome menos calorias do que gasta no dia, você perde peso, basicamente é assim.

Tá, e agora como saber quantas calorias eu gasto no meu dia?

O primeiro passo é calcular sua TMB (taxa metabólica basal) que é a quantidade de calorias que seu corpo gasta apenas para sobreviver e em repouso. Portanto o cálculo da sua dieta deve ser com base na sua TMB e no seu gasto energético total (GET), que inclui as atividades do dia a dia, como caminhar, ir à academia, subir uma escada, etc...


Existe uma forma simples e online de calcular a sua TMB e seu gasto energético provindo de atividades, basta digitar no google “ CALCULADORA TMB UNIMED ” e lá colocar os dados necessários como altura, peso, idade, etc... Para calcular sua TMB e seu GET.


Ok, agora eu já sei calcular meu gasto energético durante o dia mas como eu faço para montar a dieta ? entenda que cada macro nutriente (CARBOIDRATO, PORTEÍNA, GORDURA) é necessário para nossa sobrevivência e desempenho no treino, então você deve calcular sua dieta com base nesses macro nutrientes.

Cada grama de CARBOIDRATO possui ( 4kcal )

Cada grama de PROTEÍNA possui ( 4kcal )

Cada grama de GORDURA possui ( 9kcal )

Então esses macro nutrientes devem ser divididos na sua dieta basicamente em 2g de proteína por kg corporal e 0.8g de gordura por kg corporal. O carboidrato entra por último de acordo com seu gasto calórico e com seu objetivo, um exemplo: se seu gasto calórico total é de 2000 calorias sendo que vc quer ganhar peso e vc já completou 1300 calorias apenas de proteína e gordura, as 800kcal restante devem ser de carboidrato, porém já que seu objetivo é ganhar peso você deve ficar em um superávit calórico, onde se consome mais calorias do que se gasta (em torno de 300 a 500kcal) é o ideal, isso também vale para quem quer perder peso, basta consumir menos calorias do que se gasta no dia e ficar em um déficit de aproximadamente 300 a 500kcal.


Qualquer dúvida podem deixar nos comentários que iremos responder!

2.158 visualizações1 comentário